Loading...
Search

A umectação capilar consiste na utilização de óleos ou manteigas de origem vegetal para o tratamento capilar. E a maneira de se fazer é muito mais fácil do que o nome parece.

Como fazer a umectação capilar?

Para fazer uma umectação capilar você deverá separar os cabelos em pequenas mechas, aplicar e espalhar o óleo ou manteiga de sua preferência nas mãos e enluvar os fios com o ele.  Massageio o cabelo suavemente até que o óleo esteja espalhado por todo o comprimento. A umectação, ao contrário da maioria dos tratamentos capilares, deve ser feita com os fios ainda sujos, é o que chamamos de pré poo, ou seja, ela é feita antes da lavagem. Você pode deixar o óleo agir nos seus cabelos por no mínimo 2 horas.

A umectação noturna

A umectação noturna trata-se de uma umectação onde os cabelos dormiram com o óleo aplicado. Para evitar que o lençol fique sujo, eu costumo dormir com uma camiseta de algodão ou uma touquinha de cetim nos cabelos. Pela manhã, é possível perceber que o cabelo absorveu quase todo o óleo colocado nos fios.

Importante: ao fazer a umectação, aplique apenas a quantidade suficiente de óleo para cobrir os seus fios, o cabelo não precisa ficar encharcado.

Como retirar a umectação?

A umectação pode ser removida com Co-Wash, onde você deve aplicar o condicionador de sua preferência, aguardar alguns minutos, massagear bem os cabelos e enxaguar. Ou com shampoo, neste caso, cuidado para não remover todo o óleo que você colocou nos fios, faça apenas uma lavagem assim você não irá perder o tratamento.

Eu costumo fazer uma hidratação levinha após a umectação para deixar os fios mais emolientes, utilizo aquelas ampolas de 3 minutos, como a da Pantene.

Que tipo de óleo posso usar na umectação?

A umectação deve ser feita apenas com óleos vegetais, óleos minerais não são aconselhados pois não irão adicionar nenhum tipo de nutriente ao seu fio. É importante que os óleos utilizados não sejam refinados, pois estes perdem os seus nutrientes durante o processo de refinamento. O ideal é que os óleos utilizados na umectação sejam azeites extra virgem e prensados a frio, estas características garantem que os óleos não perderam nutrientes e que sejam puros, ou seja, não possuem outros óleos ou produtos em sua composição.

Qual o melhor óleo para fazer umectação?

Depende do seu tipo de cabelo, cada óleo possui nutrientes diferentes e isso faz com que os resultados sejam diferentes. Meu cabelo, por exemplo, ama óleo de semente de uva, que é rico em ceramidas. Outro óleo que gosto muito é o de coco, que tem um grande poder hidratante, é rapidamente absorvido pelo fio e possui vitamina E. Outros óleos, como o de jojoba, são bons no combate a oleosidade, parece estranho, né? Mas é verdade! Procure saber as características de um óleo antes de compra-lo.

Onde comprar?

Mercados, farmácias, lojas de produtos naturais e lojas de essências. Se achar algum óleo bacana na perfumaria olhe o rótulo antes de comprar, normalmente estes óleos possuem silicones em sua composição e somente o óleo puro serve para umectação. Um site onde recomendo a compra de óleos e manteigas é o Engetec, lá eles especificam se os óleos são refinados ou virgens.

Preços: o preço de cada tipo de óleo varia muito, existem opções super baratas como o de semente de uva que é encontrado a partir de R$5,00 o vidrinho com 100 ml.

Cronograma Capilar: a umectação se encaixa na etapa de nutrição do cronograma.

V

Gostou deste post? Então me siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo o que rola por aqui.

Facebook: www.facebook.com/alinerancablog

Youtube: www.youtube.com/alinefrancablog

Twitter: www.twitter.com/alinefrancablog

Instagram: @aline_franca

E não se esqueça de deixar o seu comentário me dizendo o que achou deste post.

 

Author: Aline França

Radialista, bailarina, blogueira, apaixonada por moda, beleza, culinária e tantos outros assuntos que irei compartilhar com vocês.  

6 Replies to “O que é umectação capilar”

  1. Anna Lê says: 4 de abril de 2015 at 14:42

    Morriiii com você comentando no meu cantinho Aline ! Huahuahua.

    Uma honra !

    Preciso fazer umectação viu… aliás preciso voltar a fazer hidratação no meu cabelo como fazia antes. Tô tão relaxada :/

    Beijo lindona !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    | Cadastre-se no Egrana |

    1. Aline França says: 5 de abril de 2015 at 15:17

      Também preciso cuidar mais, estou meio relapsa hehehehehe
      Imagina, eu comento no blog de todo mundo 😀

  2. O que é nutrição capilar | Cronograma Capilar - Aline França says: 9 de agosto de 2015 at 19:03

    […] Na etapa de nutrição devemos utilizar elementos como aminoácidos, óleos vegetais, manteigas vegetais e ceramidas. É importante esclarecer que óleos vegetais devem ser virgens e não podem ser óleos refinados, porque durante este processo os óleos perdem todas as substâncias que seriam benéficas para os cabelos. A nutrição pode ser feita de duas formas, com uma máscara nutriente ou com umectação. […]

  3. Kelly says: 9 de junho de 2016 at 02:29

    Eu gostei muito do seu texto. Super simples e muito bem explicado! Mto obrigada pela colaboração que fez ao explicar tudo direitinho. Estou fazendo a transição há 6 meses e ainda tenho várias dúvidas. Quando encontro um texto objetivo assim, é uma alegria imensa 🙂 Parabéns!

    1. Aline França says: 9 de junho de 2016 at 23:18

      Oi, Kelly. Fico muiiiito feliz que tenha gostado. Tento explicar as técnicas assim, de maneira que todos possam entender com facilidade. Saber que consegui isso é muito gratificante pra mim. Obrigada, viu?

  4. Diferença entre: Hidratação, Nutrição e Reconstrução | Menina Única says: 26 de julho de 2016 at 16:08

    […] O que usar? Devemos utilizar elementos como aminoácidos, óleos vegetais, manteigas vegetais e ceramidas. É importante esclarecer que óleos vegetais devem ser virgens e não podem ser óleos refinados, porque durante este processo os óleos perdem todas as substâncias que seriam benéficas para os cabelos. A nutrição pode ser feita de duas formas, com uma máscara nutriente ou com umectação. […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*