Procurar

Blog

Você já ouviu falar em cronograma capilar?

Cronograma capilar é um calendários de tratamentos para os cabelos, onde são intercalados três tipos de procedimentos: hidratação, nutrição e reconstrução. Tudo isso para repor os elementos que vamos perdendo no dia a dia devido aos agentes externos como o cloro da água, o sol, uso de chapinha, procedimentos químicos etc.

Cronograma Capilar

Conheça os três tipos de procedimentos:

Hidratação

 Repõe a umidade que perdemos dos fios ao longo dos dias. Algumas das substâncias que nos ajudam a manter os fios hidratados são extratos vegetais (plantas, frutas, legumes), vitaminas, glicerina, pantenol, mel, entre outros. A falta de hidratação deixa os cabelos sem brilho e ressecados.

Clique aqui, entenda melhor o que é hidratação e veja algumas receitas caseiras.

Nutrição

Nesta etapa devolvemos lípidos aos fios, ou seja, gordura e oleosidade. Os itens utilizados nesta etapa são: óleos vegetais, manteigas vegetais, cerâmicas e tutano. A falta de nutrição contribui para o aumento do frizz. A umectação é um tipo de nutrição.

Clique aqui, entenda melhor o que é nutrição e veja algumas receitas caseiras.

Reconstrução

Repõe massa aos fios, é feita para repor a fibra capilar e aumentar a resistência dos cabelos. Os itens utilizados nesta etapa são: queratina, colágeno, proteína, arginina, creatina e aminoácidos. A reconstrução é extremamente indicada para quem sofre processos químicos nos cabelos.

*É recomendável fazer uma hidratação após a reconstrução.

Clique aqui e entenda melhor o que é a Reconstrução.

No cronograma você seguirá estes procedimentos com intervalo mínimo de 24 horas entre um procedimento e outro. Isso para não sobrecarregar os seus fios.

Recomendação: se você faz algum tipo de procedimento químico, inicie o cronograma com uma reconstrução e siga o calendário normalmente.

Perguntas frequentes:

Como eu sei para qual tipo de tratamento é a máscara que comprei?

Em 90% das embalagens isso vem indicado no rótulo, você vai ler coisas como máscara reconstrutora, nutritiva ou hidratação. Então ler a embalagem é essencial, uma máscara com um óleo como item principal é nutritiva, com queratina, reconstrutora com alguma fruta/planta é hidratante. Aos poucos você vai aprendendo e vê como é fácil descobrir a função do seu creme de tratamento.

Preciso investir em vários produtos diferentes? 

Não, você pode comprar uma máscara de cada etapa e ir batizando ela com outros produtos que você tem em casa. Mel, maisena, azeite de oliva, cenoura, abacate, gelatina sem sabor… são produtos bem comuns em nossa cozinha e que ajudam em todas as etapas.

Cronograma capilar é exclusivo para cabelos cacheados?

Não, o cronograma serve para todos os tipos de cabelos, mas sabemos que cabelos crespos e cacheados, por serem mais sensíveis acabam precisando de mais cuidados.

Li que o cronograma capilar é um mito!

Olha, eu não acho que seja mito por experiência própria, faço o cronograma capilar há 6 meses e a melhora nos meus fios é bem visível.

Vou seguir este calendário eternamente?

Não necessariamente, hoje em dia eu consigo perceber o que meu cabelo precisa mais, então vou fazendo aquilo que acho necessário.

Restou alguma dúvida? Deixe a sua pergunta nos comentários que irei responder. 😀

Author: Aline França

Radialista, bailarina, blogueira, apaixonada por moda, beleza, culinária e tantos outros assuntos que irei compartilhar com vocês.