Procurar

Blog

Hoje vim dividir um pouco da minha história capilar com vocês. Durante a minha infância e adolescência, sempre usei relaxamento, não gostava do meu cabelo, recebia diversos apelidos na escola e por esse motivo ele vivia preso.

Quando mudei de escola, algumas novas amigas me incentivaram a soltar os cabelos, elas achavam lindo e queriam ver ele solto, criei coragem, e depois de muitos anos soltei o meu cabelo novamente. Vi que ele nem era feio como eu imaginava, mais ainda existia uma insegurança, que não me permitia abandonar a química, o volume era algo que me deixava muito insegura, por isso, mantive o relaxamento e segui feliz.

antes

Já na faculdade, e ainda fazendo relaxamento nos cabelos, por duas vezes minhas cabeleireiras alisaram acidentalmente a minha raiz. E como isso foi terrível, voltei a prender o meu cabelo e na segunda vez decidi que tentaria não usar mais química nos meus cabelos. Já estava ruim, pior não poderia ficar, e assim iniciei a minha transição. Foi 1 ano e meio de cabelo meio natural meio relaxado, esse processo é bem complicado, a diferença entre as partes é gritante. Durante o período o rabo de cavalo voltou a ser meu aliado, junto com o coque e o baby liss, prometi a mim mesma que após o meu baile de formatura eu cortaria, e assim eu fiz.

big-chop

Quando fiz o meu Big Chop a sensação de liberdade era grande, percebi o quanto meus cachinhos naturais eram lindos e como eu fui boba e insegura. Mas como nem tudo são flores, vieram as críticas. “Nossa porque você cortou o cabelo tão curto?”, “Porque você fez isso nos seus cabelos?”. Eu explicava que estava tirando à química, mas isso não convencia as pessoas, na época, não se falava em transição capilar, e tive que passar por tudo sozinha.

Já fazem 3 anos desde o meu Big Chop, ele ainda está crescendo, cabelos cacheados tem um problema, o fator encolhimento, mas agora aquilo que mais me preocupava, o temido volume, virou meu aliado, na verdade, quanto mais volumoso o meu cabelo estiver melhor. Quem diria que eu iria mudar tanto?

atual

Hoje em dia existem inúmeros grupos sobre transição no Facebook, e isso te ajuda a não passar pelo processo sozinha. O apoio de alguém é muito importante, pois nossos cabelos são algo que mexe muito com a nossa autoestima. Deixarei o link de alguns grupos que participo, espero que eles ajudem vocês.

Grupos

Cacheadas e Estilosas

Transição Capilar

Diva dos Cachos

Termos utilizados:

Big Chop: é o grande corte que se faz nos cabelos para a remoção da química.

Transição: período quando a pessoa decide não fazer mais química nos cabelos até ele ficar completamente natural

Author: Aline França

Radialista, bailarina, blogueira, apaixonada por moda, beleza, culinária e tantos outros assuntos que irei compartilhar com vocês.